quarta-feira, agosto 29, 2007

Das primaveras aos 26

Faz alguns dias, por conta do meu aniversário que vinha chegando (e chegou ontem), lembrei que há dois anos planejei escrever um texto sobre o significado da data pra mim.

Aos 24 anos, tive vontade de escrever sobre o que me fazia não gostar de aniversários. Pensei em falar do meu aborrecimento com organização de festa pra mim mesma, em ter que dizer para as pessoas que faço questão da presença delas quando na verdade entendo que todos têm suas urgências, em fazer as pessoas saírem de casa em dia de semana. E tinha também a implicância com bolos, parabéns e celular tocando o dia inteiro. Desejei confessar a minha total inabilidade em reunir grupos diferentes e meu incômodo de me saber um elo desajustado entre eles. Quis muito externar o quanto achava sem sentido comprar roupas e sapatos novos para a data especial, porque depois eles não serviriam para os outros dias da minha vida que, de modo geral, é feita de jornadas extraordinariamente comuns.

Ontem, aos 26 anos, eu continuava achando o mesmo. Ainda assim, mandei e-mail pros chegados e marquei encontro de última hora no bar que mais gosto, em plena terça-feira chuvosa. Liguei pra confirmar algumas queridas presenças. Recebi com alegria todos os parabéns e fiquei feliz porque o celular tocou irritantemente o dia inteiro.

Comprei um sapato novo que ficará lindo com as minhas calças jeans. Usei um vestido da Beca, que adora me fazer experimentar suas roupas e brincar de me maquiar. Ela sempre me dizia que queria um dia fazer eu ficar poderosa. E conseguiu. A Pri chegou e saímos de casa, eu quase borrando os olhos de emoção, de tão bonita que fiquei depois dos cuidados da Beca, de seus cremes, maquiagens e perfumes. Pensei que esse negócio de ser gostada faz mesmo a gente se sentir com poderes especiais.

No bar, amigos de faculdade, do trabalho, da dança, da vizinhança. Amigos dos amigos, namorados das amigas, namoradas dos amigos, mais aquela gente que simplesmente encontrei pela vida. Dorien, Nique, João, Rê, Ed, Léo, Clarice, Diogo, Geraldine, Gus, Magoo, Di, Dê, Beto, Roblis, Tante...

Eu, totalmente inábil para reunir grupos diferentes, pulei de mesa em mesa, falei besteira, apresentei todo mundo pra todo mundo, contando sempre um caso, dizendo por que cada um ali era especial. Bebi uns drinks com tequila e fiz ainda mais jus ao meu posto de elo desajustado (e feliz!) entre eles.

Só faltou o bolo, mas aí também já seria demais...

6 comentários:

Adriana disse...

26?! VINTE E SEIS?!
Mas que bebe...
Happy b-day my dear!

Beijos
Dri

माया disse...

Passei muitas vezes por aqui para ver algo novo postado. Senti falta. Não sabia o que me trazia sempre de volta a alguns blogues, mas, com este 'post' agora sei. Mais que pieguices, escrachos e discursos, há uma grande força em você que aparece na forma de ternura cativa consigo mesma, mesmo nos momentos mais difíceis. Talvez você nem sinta, mas há. Entrar aqui é como chegar em alguma casa que nos recebe bem, que tem um sofá e aquelas almofadas que agarramos, nos enroscando atrás. Não sei descrever bem, mas, é algo assim.
Espero que sinta a sua própria presença confortadora quando necessitar dela...
Parabéns pelo 27 que se inicia...

lefou disse...

luego de un largo viaje entendi que no hay bendicion mas grande que tener amigos. Aun cuando uno desepera por dinero o trabajo en realidad lo unico que se necesita es tener amigos pues en ellos se puede encontrar todo lo demas. Como dice una buena amiga "Dios, no me mandes dinero, mandame amigos"
Felicidades atrasadas por tu cumpleanhos y tambien por tener amigos para toda la vida.

Cláudia disse...

Gisele, encontrei seu blog procurando por "metanóioa" no google. Descobri recentemente que o meu processo de transformação iniciado já há algum tempo se deve a essa tal "metanóia", em parte por um certo método aplicado, em parte pela liberdade da expressão corporal adquirida pela dança e outros tantos prazeres do corpo.
Vou add em meus favoritos.
Obrigada por me acrescentar mais um pouco.
Beijos.

M. Cláudia Conti Nunes disse...

achei q não tivesse ido. aí mandei outra.
que fique a idéia reforçada, então.rs...

Ermanchusca disse...

Quando vc vai metanoiar again ? bjsssssssss